CHAMADA PÚBLICA CLIO EDITORA
Coleção:
Quadrinhos – Periferia e política.
A Clio Editora abre edital para artistas das periferias do Brasil!
Queremos incentivar e trazer à luz grandes artistas escondidos(as) em meio às periferias de nosso Brasil por meio de uma História em Quadrinhos seriada, com previsão de publicação semestral.
A Clio Editora trabalha por meio do sistema Print on Demand, impressão sob demanda. A obra é impressa somente quando vendida. Se houver interesse, o(a) autor(a) poderá pagar pela impressão para adquirir cópias.
A Clio Editora, OFERECE todos os serviços editoriais, incluindo a revisão ortográfica profissional.
A obra será postado na plataforma de nossa parceira, a UmLivro, e distribuído nos principais marketplaces do país.
Nossa editora se orgulha de ser ambientalmente correta.
TEMA:
POLÍTICA E CRÍTICA SOCIAL
Para esta coleção, visamos obras cujo roteiro contemple a realidade social sob a perspectiva da ficção, mas não se prendendo a somente ela. Como exemplo, citamos diferentes tipos de ficção: baseada em folclore nacional, ficção de realismo mágico, ficção científica, cyberpunk ( e suas inúmeras variações) etc. Também interessam obras de caráter documental, que tratem de pessoas e acontecimentos reais.
REGRAS:
NÃO é permitido material ofensivo a minorias. Por exemplo, não serão aceitos conteúdos ofensivos a minorias étnico-raciais, como pessoas indígenas e negras, minorias de gênero, como mulheres cis e trans, aos integrantes da comunidade LGBTQIAPN+, às pessoas com deficiência, pessoas com baixa renda, crianças e idosos.
NÃO é permitida a promoção de violência, física e/ou psicológica contra minorias.
NÃO é permitida a representação pejorativa de minorias.
As obras que cumprirem com estes requisitos serão avaliadas cuidadosamente.
Serão priorizadas obras produzidas por artistas que se enquadram em grupos minoritários. Por exemplo, mulheres negras periféricas.
As obras selecionadas no processo de curadoria se beneficiarão, sem custo, dos serviços editoriais listados abaixo:
✓ Revisão ortográfica profissional;
✓ Diagramação;
✓ Capa completa;
✓ Ficha catalográfica;
✓ ISBN;
✓ Assessoria editorial;
✓ Publicação GRATUITA da obra;
A obra levará o selo da Clio Editora, que efetuará todos os serviços editoriais para a realização da publicação.
A obra será impressa em papel pólen natural 80g em preto e branco, com capa cartão 300g (com orelhas), nas dimensões 20x27cm (Formato de álbum). A obra terá, aproximadamente, 80 páginas, prevendo cerca de 4 histórias de cerca de 20 páginas cada. Todavia, isto não é uma regra absoluta, não buscamos limitar a criatividade dos artistas.
Nenhum custo será atribuído aos(às) autores(as). Essa é uma ação afirmativa promovida pela Clio Editora objetivando dar visibilidade a artistas periféricos que se enquadram em grupos minoritários.
Pessoas que se enquadram no perfil descrito neste edital e desejam participar da chamada pública deverão enviar, em nosso e-mail, a arte digitalizada, assim como o roteiro para avaliação até o dia 30 de abril de 2025.
E-mail:
clioservicoseditoriais@gmail.com
ATENÇÃO!!!
O LUCRO das vendas online da obra será dividido entre os(as) autores(as) e a UmLivro, empresa responsável pela distribuição. Como se trata de uma ação afirmativa, a Clio Editora se abstém de qualquer parcela de lucro das vendas online.
A Clio Editora se reserva o direito de imprimir e vender a referida obra, sem ônus para si ou para os autores(as).
Os(as) autores(as) possuem o mesmo direito, pois, sempre que desejarem, poderão custear a impressão de lotes, de qualquer quantidade da obra.